A profissão de comerciante é um sonho tornado realidade para algumas pessoas. É uma profissão com uma imagem de sucesso e riqueza. Com tudo o que foi visto e dito, especialmente no cinema dos anos 90 – 2000, quase se podia acreditar que é um trabalho fácil onde ganhar dinheiro é um dado adquirido. Se a esta miragem acrescentarmos a explosão do número de oportunidades neste setor de negócios na Internet por quase 20 anos, todas parecem ser mais lucrativas e milagrosas uma do que a outra. Esta é a referência para todos os tipos de fraudes. Ainda mais para os leigos que não sabem realmente o que é ser um comerciante. Eles acabam de ser atraídos pelas sirenes de somas colossais de dinheiro na ponta dos dedos com apenas alguns cliques.

Para que você esteja melhor equipado para lidar com esses riscos. Para que você saiba o que precisa fazer para tornar seu sonho comercial realidade. Nossa resenha lhe diz tudo sobre a arte do comércio e do comércio on-line.

Em que consiste um trabalho como comerciante?

Se tivéssemos que resumir a diversidade de tarefas, relacionadas aos mercados financeiros, que um trader pode fazer, poderíamos dizer que existem 2 tipos principais de investidores:

  • aqueles que trabalham para clientes individuais
  • aqueles que trabalham para os bancos

tornar-se um comerciante

No que diz respeito à primeira categoria, esses comerciantes são de certa forma os “atacadistas” dos mercados financeiros. São eles que fornecem liquidez nas diversas bolsas de valores. Eles oferecem produtos a seus clientes a um determinado preço de venda e os comercializam para revendê-los a um preço mais alto. Sua remuneração é em grande parte derivada do diferencial entre o preço de venda e o de compra. Estes comerciantes são freqüentemente especializados em uma área para aumentar o desempenho: forex, ações, títulos, etc. A missão deles não é assumir riscos negociando com o dinheiro de seus clientes.

Os comerciantes de adereços (que fazem comércio próprio), por outro lado, especulam com dinheiro dos bancos. Seu objetivo é, naturalmente, fazer investimentos financeiros suculentos e arriscados para que os bancos possam ter lucros extras. Foram esses comerciantes que estiveram em evidência durante o escândalo do subprime ou Jérôme Kerviel no caso da Société Générale. Eles são especialistas em investimentos de alto rendimento que lidam com grandes volumes de dinheiro.

Quanto ganha um comerciante?

Há um tabu na Brasil sobre dinheiro. Especialmente quando falamos de altas rendas. Os investidores profissionais são uma dessas profissões que, em princípio e de acordo com a crença popular, ganham muito dinheiro. Mesmo quando iniciam suas carreiras. Qual é a situação real?

Vários estudos cruzados foram realizados com empregos de comerciantes juniores com menos de 10 anos de experiência. As estatísticas mostram que eles ganham em média cerca de 30 mil euros por ano, excluindo os bônus. Esta variável é realmente difícil de avaliar, pois depende de uma série de fatores ligados principalmente à empresa para a qual eles trabalham. Mas com estes bônus de desempenho, seus salários podem ir até 100 mil euros por ano.

era mais fácil obter informações sobre o nível de renda de um comerciante sênior. O comerciante de salários foi avaliado em 2019 com certeza. Em média, um comerciante profissional com uma longa carreira ganha uma média de 297 mil euros por ano, incluindo bônus.

Os salários mencionados aqui são aqueles para profissionais que foram treinados para se tornarem comerciantes. Frequentemente provenientes de cursos superiores que escolheram trabalhar para uma empresa especializada em Alta Finanças (administração de fundos de pensão, riqueza, fundos de previdência, etc.) ou graduados que decidiram se tornar comerciantes independentes, administrando sua própria carteira de ativos.

Como você pode aprender sobre comércio?

Como se tornar um comerciante profissional? Existem, é claro, vários métodos para aprender a negociar. Eles são subdivididos entre eles com abordagens mais ou menos gerais ou especializadas, dependendo dos objetivos e do contexto de aprendizagem. Apresentaremos os 3 principais eixos de formação de comerciantes: educação superior, formação privada, auto-aprendizagem.

Que estudo para se tornar um comerciante?

Existem 3 tipos de ensino superior para conseguir um emprego de comerciante: escolas de negócios, escolas de engenharia e universidades que oferecem um currículo orientado para finanças. Qualquer que seja a abordagem escolhida, você precisa de pelo menos 5 anos após o bacharelado antes de obter seu diploma (Bac 5). Os cursos de ensino superior são freqüentemente seguidos por um curso de pós-graduação em finanças, muitas vezes com um estágio prático em uma empresa do setor: sala de comércio, mercado de câmbio, operador na Bolsa de Valores de Paris, etc…

Como o comércio é uma atividade focada em trocas internacionais, é fortemente recomendado o domínio de vários idiomas estrangeiros, com o inglês comercial no topo da lista, é claro. Acrescentamos, para aqueles que desejam se aventurar em um ambiente de front office, após a graduação em finanças, uma base sólida em matemática mais experiência em bancos ou na bolsa de valores são fortemente recomendados para uma integração não-traumática.

Na Brasil, as escolas de negócios que oferecem esta formação orientada para o mercado de ações são a HEC (Haute Ecole de Commerce em Paris), EDHEC (Ecole Des Hautes Etudes Commerciales em Lille, Nice e Paris) e ESSEC (École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales em Cergy).

As escolas de engenharia que treinam os comerciantes de amanhã estão todas localizadas em Paris com a Polytechnique, Centrale e Ponts ParisTech. Eles são conhecidos por treinar a elite das instituições financeiras de alto nível que integram as funções de maior prestígio nas grandes empresas ou no Estado.

As universidades parisienses Paris Dauphine e Pierre e Marie Curie (Campus Paris 6) oferecem a seus alunos cursos comerciais aplicados com uma boa reputação.

As denominações existentes são variadas

  • diploma de administração ou escola de administração com especialização em finanças
  • diploma IEP em finanças
  • diploma da escola de engenharia com treinamento adicional em finanças
  • mestres profissionais: bancos, matemática, estatística, etc.
  • mestrado especializado em finanças

Você aprende a especular, a manter a calma, a administrar produtos voláteis e a fazer análises gráficas a fim de ser lucrativo e ganhar no mercado de ações.

Cursos alternativos de treinamento

Infelizmente, não podemos todos nos juntar a essas famosas escolas secundárias para nos tornarmos um comerciante. Existem muitas alternativas privadas para receber uma sólida formação em investimentos na bolsa de valores e para obter um diploma de comerciante coroado com um emprego na área.

Escolas privadas ou centros de treinamento expandiram seus cursos para atender à alta demanda. Como seus primos, essas escolas não têm uma reputação internacional, mas fornecem treinamento de alta qualidade, muitas vezes liderado por profissionais (ou ex-peritos) do setor. Isto traz uma dimensão prática e realista para as situações que um comerciante enfrenta todos os dias

Este tipo de estabelecimento também tem a vantagem de estar presente em grande parte do território nacional (especialmente nas grandes cidades estudantis) e permite a integração de estudantes de origens muito variadas: reciclagem, reintegração, retomada dos estudos após uma primeira carreira profissional. A maioria dos diplomas concedidos é reconhecida pelo Estado (e, portanto, pelas empresas).

Também é possível aceitar um emprego em um banco ou instituição financeira e depois mudar-se internamente. Os grupos internacionais representam grandes oportunidades deste tipo

Para os candidatos a emprego, se uma carreira como comerciante o estimula, você deve entrar em contato com sua agência local para informar-se sobre um curso de treinamento para candidatos a emprego no setor de emprego, cujos custos podem ser total ou parcialmente cobertos como parte de seu apoio ao retorno ao trabalho, em paralelo com sua remuneração.

Treinamento autodidata

É possível se tornar um comerciante sem um diploma? A resposta é sim. Sob certas condições

A Internet é uma fonte infinita de informações. Portanto, é possível aprender os princípios básicos da negociação navegando em artigos especializados, blogs especializados ou outros tutoriais em vídeo que explicam a complexa mecânica dos mercados financeiros. Portanto, é imperativo ser paciente, curioso e humilde para ter esperança de progredir. Se seu objetivo é tornar-se um comerciante independente ou um comerciante domiciliar, você precisará ter certeza de sua capacidade de administrar sua carteira de ativos serenamente, apesar do estresse causado por seu novo emprego. Compreender a psicologia do comerciante é um ponto essencial para ter esperança de sucesso por conta própria.

O outro ponto de vigilância é a(s) fonte(s) que será(ão) usada(s) para treiná-lo(s). Sem o conhecimento básico é muito difícil separar os dados relevantes das fábulas digitais. Além disso, em vista de sua futura atividade, que é naturalmente orientada para o comércio on-line em uma plataforma específica, aconselhamos que você confie em um corretor regulamentado. Isto é, recebeu todas as certificações da AMF (Autorité des Marchés Financiers), o que é uma garantia de confiabilidade

A principal vantagem é que este corretor facilita seu acesso a um grande número de instrumentos financeiros. A interface de processamento é muito freqüentemente otimizada para transações financeiras rápidas e seguras. As comissões são relativamente baixas. Você trabalha somente para si mesmo, sem a pressão dos clientes. Um corretor regulamentado, como eToro ou IQ Option, por exemplo, tem interesse em que você seja bem treinado – e, portanto, competitivo – uma vez que eles são pagos principalmente em suas transações. Quanto melhor você administrar seu portfólio, mais capital você acumula. Isto significa que você abre mais posições.

O treinamento autodidata através de um corretor gira em torno de webinars, negociações ao vivo, artigos especializados e sessões para decifrar gráficos e notícias do mercado de ações. Pouco a pouco você irá integrar os níveis mais elevados de conhecimento para sempre progredir.

Nosso truque é, quando oferecido por corretores, tentar negociar na bolsa de valores em condições reais com uma conta de negociação de demonstração.

E quanto à carreira em tudo isso?

Respondemos diferentes perguntas: como se tornar um comerciante profissional? Como se tornar um comerciante individual? Até mesmo tornar-se um comerciante doméstico? Os métodos para seguir um treinamento de comerciante são múltiplos e variados. Seu objetivo é o mesmo: aprender a negociar para ganhar a vida com isso. Mas será que o trabalho de comerciante apresenta um plano de carreira?

tornar-se um comerciante

Este pensamento é orientado principalmente para todos os graduados que acabam ingressando em um banco ou instituição financeira como funcionários na maioria dos casos. Mencionamos anteriormente a possibilidade de fazer estágios como parte de seu curso de ensino superior. Esta é muitas vezes uma oportunidade para descobrir a posição de comerciante assistente e para acompanhar as tarefas desempenhadas por um comerciante sênior. Quando este estágio se torna um emprego, o estudante é empregado como comerciante júnior com uma carteira limitada e transações de risco limitado. Durante este período ele certamente se especializará em um campo particular: moedas, ações, títulos do tesouro, commodities, etc. Ele também pode se tornar um Formador de Mercado por estar muito presente nos mercados com uma política comercial competitiva. Também é chamado de operador de mercado.

Após mais alguns anos, como comerciante sênior, ele pode passar para profissões financeiras, como gerente de carteira (cliente ou empresa), tesoureiro corporativo ou analista financeiro, por exemplo. Sua experiência pode levá-lo a uma posição de back office para assegurar que os pedidos, sua coleta ou a dimensão legal sejam devidamente administrados. É mais uma posição de supervisor financeiro com missões variadas.

Por sua vez, os comerciantes independentes podem construir seu próprio negócio desenvolvendo primeiro seus próprios ativos através da construção de uma sólida base de capital. Isto é chamado de investimento por conta própria. Em seguida, desenvolvendo uma carteira de clientes oferecendo serviços específicos: ativos, planos de pensão, fundos privados, etc. Esta é uma oportunidade para eles impulsionarem seus próprios investimentos graças a este influxo de dinheiro, enquanto ganham comissões sobre os lucros. Estratégias de investimento a longo prazo são freqüentemente utilizadas para garantir os fundos do cliente tanto quanto possível.

Finalmente, o principal caminho de carreira para comerciantes individuais é desenvolver seu capital pessoal a fim de se tornar financeiramente auto-suficiente. Tornar-se um comerciante autônomo com o treinamento necessário, determinação e curiosidade vital pode ser uma oportunidade única para dar a si mesmo uma nova liberdade profissional e financeira. A vigilância é necessária em todos os momentos, tanto no que diz respeito aos prestadores de serviços que eles utilizam quanto à gestão emocional de uma profissão tão solitária.

Encontre nossos outros artigos para aprender a negociar on-line: