Os economizadores estão sempre em busca de uma grande oportunidade para assegurar seu capital e, na medida do possível, fazê-lo crescer. Há várias maneiras de investir seu dinheiro de forma inteligente: poupança bancária através de cadernetas de juros, administrar uma carteira de ativos na bolsa de valores, fazer um seguro de vida, investir em imóveis para locação ou ativos imobiliários. Mesmo que você nem sempre pense nisso no início, a compra de metais preciosos, como ouro ou prata, sempre foi considerada um porto seguro para suas economias. Seja ouro físico ou ouro de papel, comprar ouro como investimento é considerado uma boa barganha perpetuamente em todo o mundo. Verdade exagerada ou meia mentira? Você deveria investir seu dinheiro em ouro? Por que e como?

Ao longo de nosso abrangente guia você encontrará todas as respostas às perguntas que você tem sobre a compra de ouro como uma solução de economia a longo prazo.

investir em ouro

Como investir em ouro?

O ouro – físico ou papel – é uma alternativa concreta a outros investimentos financeiros que podem parecer menos concretos, pelo menos palpáveis. O ouro físico é considerado, já que o metal precioso é um meio de troca, como um porto seguro. Uma espécie de escudo contra a crise econômica e as quedas da bolsa de valores. Um investimento que não se enfraquece diante da incerteza econômica. Ao contrário de outras que dependem do sistema bancário/mercados financeiros: cadernetas de poupança, contas de títulos da bolsa e apólices de seguro de vida dependem diretamente dos preços da bolsa para garantir seus retornos. O mesmo se aplica aos investimentos imobiliários, cujos preços dependem de uma grande parte dos parâmetros econômicos. Voltaremos a este assunto mais tarde.

O ouro é cotado duas vezes por dia em Londres pela London Bullion Market Association (LBMA). Às 10h30 e 17h30 (horário de Paris), o preço por onça troy é a referência única, em todas as partes do mundo. Esta onça pesa 31.1035g e é avaliada em dólares americanos (USD). É possível comprar ouro físico e possuí-lo em casa ou investir em ouro em papel que assume a forma de títulos que atuam como títulos de propriedade para a quantidade correspondente.

De que outra forma investir em ouro? É possível comprar ações de minas de ouro, ou seja, um local industrial que extrai o metal de uma mina, através de uma conta comercial comum.

Recomendamos que você compre ouro on-line porque os custos são menores do que através de um intermediário autorizado, mas em um site de referência, uma vez que este metal precioso é raro e requer a mais alta confiabilidade . Compre ouro também em Paris e não nas províncias, com uma diferença de preço de cerca de 10% em média.

Como comprar ouro físico? Ligue para seu banqueiro que lhe permitirá assinar um pedido de compra legalmente vinculativo para uma determinada quantidade contra uma comissão entre 1,5% e 2,5% do valor da transação. Em seguida, você é entregue em sua casa.

Como comprar ouro em papel? É essencial passar por um corretor on-line ou por um intermediário sério especializado na área. Se você passar por um corretor de CFD que parece estar lhe vendendo o precioso tesouro, tenha em mente que na maioria dos casos ele só lhe oferece para especular sobre a tendência ascendente ou descendente do preço reproduzido pelo Formador de Mercado. Os títulos comprados através de um site de referência valem tanto quanto um Napoleão físico ou um lingote.

Por que investir em ouro?

A colocação de prata em ouro tem muitas vantagens em termos de segurança de investimento e tributação

Os metais preciosos são considerados como um investimento a longo prazo com boa razão. Você não compra algumas barras de ouro ou lingotes e os vende alguns meses mais tarde. É uma forma de economia preventiva que resiste ao teste do tempo.

Graças à democratização dos investimentos on-line, o ouro está agora acessível a todos. Pequenos orçamentos também podem comprar: ou pequenos volumes físicos através de seu banco ou fazer pedidos na bolsa de valores muito facilmente. Investir em ouro físico e em papel é tão fácil quanto comprar uma câmera digital de última geração ou móveis da moda.

Em que ouro investir?

Cada forma de metal tem vantagens realmente interessantes.

O ouro de papel protege contra possíveis roubos. Uma vez integrado à sua carteira de ativos, é impossível que a quantidade de ouro comprada seja roubada. É relativamente leve e mais conveniente de manejar do que o ouro físico. Se você decidir revender seu ouro quando uma posição é fechada, você pode fazê-lo a qualquer momento sem nenhuma dificuldade particular. O valor coletado no momento da venda é automaticamente adicionado ao seu capital de investimento, menos quaisquer taxas cobradas pelo corretor on-line.

Em relação ao ouro físico:

  • é um meio de pagamento aceito em todo o mundo, desde a aurora dos tempos
  • é uma conta poupança que você pode ter em casa
  • a compra de ouro físico não está sujeita ao IVA
  • desde 2018, a posse de ouro não está mais sujeita ao imposto sobre a fortuna (ISF). Ela foi substituída pelo IFI, ou seja, o imposto sobre a fortuna imobiliária brasilian
  • no momento da revenda é aplicada uma isenção de impostos de 5% ao ano a partir do 3º ano sobre o preço fixo de 34% previsto por lei. Após 22 anos a isenção é completa ou no caso de não haver perda de capital / ganho de capital
  • seu armazenamento é simples desde que seja protegido em um cofre em casa
  • sua doação é fácil e gratuita. Ideal para a preservação de uma parte do patrimônio para crianças

Um dos métodos não é melhor do que o outro. Tudo depende de sua estratégia de investimento, de sua capacidade de administrar ativos de forma passiva com lingotes ou moedas, ou dinamicamente com um investimento na bolsa de valores. O ouro físico apresenta certas restrições materiais possíveis em termos de armazenamento e transporte, no caso de grandes quantidades possuídas. O ouro do papel permanece dependente dos mecanismos do mercado de ações e dos produtos financeiros que podem afetar sua rentabilidade

É essencial ter em mente que investir em ouro, de qualquer forma, é um investimento seguro durante um longo período de tempo. Entretanto, há certos riscos a serem considerados antes de investir uma parte do capital de uma pessoa no metal amarelo.

Os riscos de investir em ouro

Por trás de sua imagem como um investimento financeiro infalível, não se deve esquecer que um investimento em ouro apresenta alguns riscos significativos que não devem ser negligenciados antes de gastar o menor euro em algumas gramas de ouro, uma moeda de ouro ou um lingote de ouro.

Se o metal precioso era um investimento tão à prova de desastres, por que todos os especialistas financeiros dizem:

  • primeiro, que você deve diversificar sua carteira de ações
  • em segundo lugar, que não mais que 7% de seus fundos devem ser investidos em ouro

risques d'investir em ouro

Os riscos associados ao ouro físico

Em nossa opinião, o risco número um é comprar ouro pelo preço total. Alguns estudos estatísticos mostram que os preços do ouro sobem e descem de forma desigual. A tendência para baixo é mais rápida com ciclos de 4 anos enquanto a tendência para cima é mais lenta com ciclos de 6 anos. Ainda que, a longo prazo, o ouro relatórios sempre, uma compra no auge de um ciclo ascendente implica uma longa espera antes de um possível ganho de capital.

O preço do ouro é fortemente influenciado por muitos parâmetros externos:

  • incidentes geopolíticos em áreas onde estão localizados locais de mineração de ouro
  • a garantia do preço do dólar americano sobre o qual é avaliado o preço de referência da onça troy
  • compras do banco central para apoiar os sistemas econômicos estaduais
  • especulação bolsista

O ouro físico, em particular, não produz nenhum retorno. Ao contrário de uma ação que potencialmente paga dividendos ou emissões de títulos, o ouro mede seu valor pelo seu peso. Em caso de revenda, ela pode se beneficiar de um ganho de capital único quando seu preço tiver subido.

Como já indicamos em várias ocasiões, o preço do ouro é avaliado em USD. Há, portanto, uma grande influência da moeda sobre o valor relativo do ouro. Isto é chamado de risco cambial. Se a cotação do dólar americano é baixa, o preço do metal precioso também é automaticamente baixo. É preferível, portanto, fazer um investimento em ouro quando a moeda dos EUA é baixa, a fim de se beneficiar de condições favoráveis. E para revendê-lo quando estiver no seu ponto mais alto. Em um pico de ciclo em alta, bons lucros estão no horizonte.

Os riscos associados ao papel ouro

O ouro em papel tem uma série de riscos em comum com o ouro físico. Principalmente aqueles vinculados ao dólar americano e sua cotação em Londres.

Mais especificamente, os riscos associados ao ouro em papel são decorrentes do método de investimento. A colocação de uma ordem no mercado de ações envolve naturalmente riscos. Por exemplo, se você comprar ouro através de um intermediário como um banco online, você pode realizar a transação através de um fundo mútuo (OPC pour Organisme de Placements Collectifs), que pode ser composto de certificados, rastreadores ou FCP (fonds communs de placement / SICAV). Ao passar por um corretor confiável, é de se esperar uma contrapartida financeira.

2 escolas estão brigando por causa do jogo. A que favorece o investimento em ouro através de rastreadores e FTEs porque eles seguem o preço real do metal, o que permite ser mais reativo em caso de incidentes repentinos ou necessidades urgentes de caixa. As outras bases de sua abordagem são a compra de certificados que, por sua vez, são baseados em preços a termo. Um fundo mútuo é um investimento a prazo, ou seja, tem uma vida útil com um objetivo de previsão que serve como referência, independentemente do preço real.

Mais uma vez, estamos falando de estratégia de investimento e objetivos financeiros. O ouro deve ser sempre considerado como um porto seguro com importância limitada em suas economias. Os rastreadores de rastreamento garantem potenciais ganhos de capital significativos no caso de um aumento inesperado. Favouring certificados é uma visão de longo prazo e serena que tem todo o seu significado em uma diversificação consolidada de seus ativos financeiros.

Investir em ouro ou em bens imobiliários?

Esta é uma pergunta legítima a ser feita entre dois tipos de investimentos financeiros com alto valor agregado na crença popular. Qual estratégia é mais atrativa entre investir em ouro ou em imóveis?

Conhecemos as principais vantagens dos investimentos imobiliários: a tributação vantajosa com o Non-Professional Furnished Rental (LMNP), a otimização fiscal graças a medidas estatais como a Lei Pinel, a Lei Censi Bouvard ou a Lei Denormandie. Outras isenções ou créditos fiscais são possíveis pela realização de trabalhos destinados a melhorar o balanço energético da residência principal. Comprar pedra permanece um investimento seguro e concreto para desfrutar de sua herança durante sua vida e para beneficiar seus filhos em sua morte.

Os grandes inconvenientes são que o acesso pode ser difícil, especialmente se você não tiver capital suficiente. O acesso a empréstimos às vezes se assemelha a um caminho da cruz com condições de longo prazo que às vezes são financeiramente muito onerosas. Os custos associados a um imóvel são numerosos e importantes: taxas de agência, taxas notariais, herança, taxas de manutenção, co-propriedade, etc. As duas últimas décadas mostraram que os preços dos imóveis também podem jogar uma montanha-russa quando a bolha imobiliária estourou ou o escândalo do subprime colocou os bancos do mundo de joelhos.

Foi demonstrado que durante o período de referência 2002 – 2017 o desempenho do ouro foi superior ao dos preços imobiliários, com um aumento de 300% para o ouro e uma diminuição de 200% para os imóveis. Por outro lado, em caso de forte crescimento econômico, o ouro tem um desempenho muito inferior ao do setor imobiliário. Entre 1993 e 2002, durante o boom econômico na Brasil, o ouro perdeu 20% de seu valor, enquanto o setor imobiliário subiu 85%.

Em outros aspectos, o metal precioso tem muitas vantagens:

  • é muito mais fácil de revender. A despossessão física ou de papel do ouro pode ser feita a partir de casa, sem compromissos intermináveis e obrigatórios
  • a tributação e as taxas de administração são muito mais baixas e diretas (sem IVA na compra, isenção progressiva de 3 anos de propriedade)
  • o preço do ouro é o mesmo em todas as partes do mundo. Eles dizem que é fungível.
  • todos os estudos recentes tendem a mostrar que os rendimentos imobiliários nos últimos anos têm sido bastante pouco atraentes com os preços de venda a suas taxas de juros mais baixas e que não podem mais descer. Além disso, nenhuma melhoria parece estar no horizonte
  • o ouro é auto-suficiente em si mesmo e no capital investido. O setor imobiliário está altamente sujeito ao efeito de alavancagem causado pelos empréstimos bancários e suas taxas de juros, o que pode levar a um mau investimento

Se você gostou desta página, leia nosso artigo sobre como investir no mercado de ações.